É “hack de pista” ou asma?
É ótimo correr em um dia fresco de outono. Há um frio no ar, uma mola em seus passos e — o que é isso? — uma tosse seca. Talvez um pouco de chiado. Não, você não está fora de forma de repente. Tossir após exercícios no frio é mais comum do que você imagina, e você não é o único.Vou discutir algumas razões pelas quais essa tosse pode acontecer, mas a principal delas é a asma induzida por exercícios. Não pare de ler! Isso é muito mais comum e menos diagnosticado do que muitos atletas e praticantes de exercícios recreativos imaginam. Pesquisas descobriram que 8% ou 16,5% dos atletas olímpicos (dependendo do estudo) têm asma , sendo a condição mais comum nos esportes que você acha que desencadeiam os sintomas de asma mais intensamente. Então, se você estiver entre eles, você está em boa companhia.
(A propósito, os cientistas têm muitas teorias concorrentes sobre o motivo pelo qual atletas de elite têm asma tão comumente. Uma teoria é que o exercício em si os desencadeia a desenvolver asma, o que parece um retrocesso em relação a outros estudos que descobriram que o exercício tende a melhorar os sintomas da asma. Outra possibilidade é que a asma dá aos atletas uma vantagem de alguma forma. Minha própria teoria favorita é que atletas de elite têm a mesma prevalência de asma que a população em geral, mas eles são mais propensos a obter um diagnóstico. Nós, pessoas comuns, tendemos a presumir que estamos fora de forma e podemos muito bem não nos preocupar em nos exercitar se vamos tossir toda vez que o fizermos.)
Você pode ter asma (mesmo que tenha certeza de que não tem asma)
Durante toda a minha vida, eu tossia depois de exercícios intensos, especialmente no frio, mas nunca fui diagnosticado com asma. Eu certamente não era uma dessas crianças que tinham que carregar um inalador por aí. Eu conseguia me exercitar muito bem no verão, e a tosse não me deixava muito lento no inverno. Claramente não era um problema médico, então imaginei que provavelmente eu estava mais fora de forma do que pensava.Só quando eu estava na casa dos trinta é que me dei conta de que talvez eu tivesse asma. Descobri isso graças a uma tosse, não relacionada a exercícios, que persistia mesmo depois de eu ter me recuperado da infecção que a causou. Minha mãe sugeriu pedir um inalador ao meu médico. Isso não só resolveu a tosse relacionada à doença, como também percebi que poderia usar meu inalador para aliviar, ou até mesmo prevenir, a tosse que eu tinha depois de correr repetições em subidas. Hein .
Perguntei a um médico sobre isso mais tarde e expus meus sintomas: tusso e chio (ouço um som de assobio enquanto respiro) após exercícios muito difíceis ou que acontecem no frio, e é pior se esses dois fatores forem combinados. É menos provável que aconteça se eu demorar muito para me aquecer ou se cobrir minha boca e nariz com um cachecol. Tende a acontecer com menos frequência quando tenho o hábito de correr com frequência. Bingo — essa é uma combinação perfeita para asma induzida por exercícios.
Os médicos debaterão o melhor nome para essa condição. Você pode ser informado de que tem asma induzida por exercício (AIE), broncoconstrição induzida por exercício (BIE), ou eles podem simplesmente dizer que é asma, sem necessidade de adjetivos extras. A maneira como costumo descrevê-la, quando perguntado, é que tenho asma leve que é desencadeada por exercícios no frio.
Como é a asma induzida por exercício (AIE ou BIE)
Os sintomas típicos deste tipo de asma, de acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia , incluem:
- Chiado após exercício
- Tosse após exercício
- Uma sensação de aperto no peito após o exercício
- Falta de ar após exercício
- Dor no peito (embora isso seja raro) após o exercício
Dor no peito e falta de ar podem ser sinais de outras condições mais sérias, portanto, faça um check-up se seus sintomas forem graves ou se você tiver outros problemas de saúde.
Os sintomas da asma induzida por exercícios geralmente aparecem de cinco a 20 minutos após o exercício (então você pode se sentir bem no início e depois começar a tossir), mas eles também podem acontecer durante o exercício, como eu experimentei na segunda metade de algumas das minhas corridas mais longas.
O que desencadeia a asma induzida pelo exercício
Muitas pessoas com asma induzida por exercícios não apresentam sintomas de asma em nenhuma outra parte de suas vidas e só os veem aparecer durante os exercícios. Outros, como eu, podem ter outros gatilhos (como alergias ou infecções respiratórias). E, claro, se você tem asma que afeta toda a sua vida, você pode descobrir que os exercícios a pioram. Seja qual for você, você pode descobrir que essas são as coisas que causam ou pioram seus sintomas, novamente de acordo com a AAAAI:
Problemas nas cordas vocais
Clima frio, especialmente quando o ar está frio e seco
Ar seco (aprendi da maneira mais difícil a não fazer HIIT em uma airbike)
Intervalos intensos, especialmente sem aquecimento
Estar fora de forma
Alergias nasais mal controladas
Você pode perceber que tem mais probabilidade de apresentar sintomas quando a poluição do ar ou os níveis de contagem de pólen estão altos.
Como evitar que os sintomas da asma piorem durante o exercício
Primeiro, converse com um médico, se possível. Eles podem fazer um teste de asma, e vocês podem acabar discutindo alergias também (já que remover gatilhos de alergia pode ajudar nos sintomas da asma). Para alguns de nós, a consulta médica pode ser tão simples quanto descrever o que você sente e ir para casa com uma receita de um inalador para ver se isso ajuda. Se sua asma for mais envolvida, pode haver outros medicamentos discutidos.
Independentemente do que aconteça no consultório médico (ou se você já foi a um), aqui estão algumas coisas que tendem a ajudar a prevenir ou controlar a tosse e a respiração ofegante:
- Cubra a boca e o nariz quando fizer exercícios no frio (uma máscara de pano é ótima para isso, ou use um cachecol ou uma capa).
- Respire pelo nariz em vez da boca, tanto quanto possível. (Seu nariz aquece o ar frio antes que ele atinja seus pulmões.)
- Faça um aquecimento completo antes de tentar qualquer exercício pesado. Pense em 20 minutos aumentando gradualmente, com alguns sprints breves no final do aquecimento. (Esses sprints podem realmente evitar que você chie mais tarde no treino.)
- Fique de olho no índice de qualidade do ar e considere fazer exercícios em ambientes fechados quando os níveis de poluição, pólen ou fumaça estiverem altos.
- Evite clima muito frio ou seco.
- Use seu inalador conforme prescrito. Você pode ser aconselhado a dar duas tragadas do seu inalador azul/de resgate cerca de 20 minutos antes do exercício.
Esta não está nas dicas oficiais, mas eu pessoalmente tendo a evitar qualquer coisa que sopre ar no meu rosto durante o exercício. Isso significa nada de airbikes, especialmente para exercícios pesados como sprints Tabata, e eu prefiro usar um ventilador de mão no meu pescoço do que apontar um ventilador de caixa diretamente para o meu rosto enquanto estou em uma esteira ou bicicleta ergométrica.
Outras condições que podem fazer você tossir durante o exercício
Há também outras razões pelas quais você pode tossir e chiar durante o exercício. Aqui estão algumas outras que podem ajudar você, que não são as mesmas que a asma induzida por exercício.
- Track hack . Uma “tosse do perseguidor” ou “track hack” é uma tosse que ocorre após o exercício, mas não inclui chiado e geralmente não é grave o suficiente para exigir tratamento. Se você só tem uma tosse ocasional com catarro que realmente não o incomoda, não tem problema. Continue correndo.
- Se você estiver resfriado ou se suas alergias estiverem agindo, isso também pode interferir na sua respiração. (Também pode desencadear asma induzida por exercícios, se você já for propenso a isso.)
- Obstrução laríngea induzida por exercício (EILO) ocorre quando suas cordas vocais bloqueiam suas vias aéreas, em vez de se moverem para manter as vias aéreas abertas como deveriam fazer durante o exercício. Casos de EILO às vezes são diagnosticados erroneamente como EIB, então fale se seu tratamento de EIB não estiver funcionando, porque pode não ser EIB, afinal.
- Algumas doenças cardíacas podem causar sintomas como falta de ar e pressão no peito . Faça um check-up se houver alguma chance de que esse seja o caso.
Se você tem asma induzida por exercícios, provavelmente se reconheceu nas descrições dos sintomas acima. Se não, considere se sua tosse pode ser causada por uma das causas acima. E, por favor, se você tiver alguma dúvida sobre o que é (ou se você acha que poderia se beneficiar de medicamentos), procure atendimento médico para que você possa resolver as coisas.