escrever um conto

Como escrever um conto: 10 boas dicas para escritores

Os contos são uma forma de literatura extremamente versátil.

Devido à sua brevidade, os contos permitem que os escritores experimentem uma grande variedade de formas e estilos, mesmo aqueles que não seriam fáceis de sustentar em um romance inteiro.

Mas só porque são curtos não significa que sejam fáceis de escrever bem. Então, como exatamente você escreve um conto de sucesso?

Continue lendo para aprender nossas principais dicas sobre como escrever contos, bem como alguns exemplos que você pode ler para se inspirar.

Contos 101: O que são e por onde você começa?

Um conto é uma narrativa ficcional que tem entre 2.000 e 7.000 palavras.

A marca registrada de um conto é sua concisão. Um ótimo conto pode evocar uma emoção, transmitir um tema ou retratar um momento no tempo em apenas alguns milhares de palavras.

Um equívoco comum é que um conto é apenas um romance espremido em um formato menor. Mas contos e romances são, na verdade, formas de arte muito diferentes.

Os romances tendem a seguir um personagem através de um arco ou transformação, enquanto os contos se concentram mais em um único momento. Além disso, os romances tendem a focar mais na estrutura da história, enquanto muitos contos focam mais no humor do que no enredo.

Se você abordar um conto como se estivesse escrevendo uma versão mais curta de um romance, acabará com o que parece ser uma sinopse de uma história mais longa, em vez de um conto que parece envolvente e poderoso. Portanto, ao escrever um conto, lembre-se de aproveitar os pontos fortes específicos do conto, em vez de tentar imitar as características de um romance.

10 dicas sobre como escrever um conto

Se você quer escrever um conto, você veio ao lugar certo! Aqui estão nossas dez principais dicas sobre como escrever um conto fantástico.

Dica 1: experimente o formulário

Um conto pode assumir a forma que você quiser.

Você pode escrever um conto em forma de receita culinária, com cada etapa informando ao leitor o que fazer a seguir.

Você poderia escrever um conto que assuma a forma de uma série de mensagens de texto entre dois amigos, com o conflito começando a ferver entre eles.

Ou você pode até escrever um conto em forma de anúncio imobiliário, usando o estilo de escrita de um vendedor para descrever uma casa e os acontecimentos que aconteceram lá dentro.

Os contos vêm em todas as formas e tamanhos, portanto as possibilidades são limitadas apenas pela sua imaginação. Se você não tiver certeza sobre o que escrever, tente começar com uma forma incomum e veja se isso lhe dá alguma ideia divertida para contos.

Dica 2: comece com um gancho forte

Como um conto tem tão poucas palavras, cada linha é importante – especialmente a primeira linha. Esta é a sua chance de prender o leitor e fazê-lo querer continuar lendo.

Existem muitos tipos diferentes de ganchos que você pode usar.

Por exemplo, você pode começar com uma imagem intrigante que pinte uma imagem na cabeça do leitor. Ou você pode começar com um personagem fazendo algo estranho, o que faz o leitor se perguntar por que está fazendo isso.

Não importa o tipo de gancho que você escolher, certifique-se de chamar a atenção do leitor o mais rápido possível.  

Dica 3: Identifique o Incidente Incitante e o Clímax

Devido à sua brevidade, os contos geralmente não seguem uma estrutura de enredo, como a estrutura de três atos ou a Pirâmide de Freytag.

No entanto, você ainda precisa identificar dois pontos principais da trama: o incidente incitante e o clímax.

O incidente instigante é o momento que dá início à história e faz com que a cadeia de eventos se desenrole.

O clímax é o ponto mais alto de tensão da história. Muitas vezes é uma escolha que o personagem faz que revela algo importante sobre quem ele é.

É importante garantir que esses pontos da trama estejam presentes em sua história, mesmo que tenham apenas algumas frases, para garantir que você esteja escrevendo uma história completa.

Dica 4: evoque um humor específico

Muitos contos de sucesso fazem um ótimo trabalho ao encapsular um certo humor. Ao ler uma história convincente, você sente a emoção específica que o autor pretendia que você sentisse.

Pense no clima que você está tentando evocar com sua história. Você quer que seja engraçado? Repugnante? Nostálgico? Comovente?

Depois de saber o clima que deseja evocar, você pode deixar que esse clima informe todas as decisões da sua história. Por exemplo, uma história assustadora pode exigir escolhas de palavras diferentes em comparação com uma história engraçada.

Dica 5: mantenha o cronograma curto

Os romances tendem a seguir a vida do personagem principal ao longo de vários dias, meses ou anos. A maioria dos contos, por outro lado, existe em uma escala de tempo muito menor.  

A menos que você tenha muita experiência em escrever contos, tente escrever um no menor tempo possível.

Se você não tiver certeza de como comprimir a linha do tempo da sua história, tente começar a história mais perto do clímax. Sua história pode começar cinco minutos antes da decisão central que o personagem precisa tomar, em vez de cinco anos antes?

Dessa forma, você não precisa se preocupar com a extensão excessiva da sua história ou com cenas desnecessárias. A compactação da linha do tempo também permite explorar algumas cenas mais profundamente, em vez de representar um número maior de cenas com menos profundidade.

Dica 6: minimize o elenco de personagens

Muitos contos focam no relacionamento entre dois personagens, em vez de preencher a história com personagens secundários. Se esses dois personagens principais têm um relacionamento único e cheio de tensão, você não precisa de mais ninguém para torná-lo interessante.

Algumas histórias giram em torno de um único personagem principal, sem nenhum outro personagem envolvido. Se você puder mostrar ao leitor quem é esse indivíduo, isso pode ser um estudo de personagem realmente poderoso.

Lembre-se de que você não está escrevendo um romance, que pode ter companheiros, personagens cômicos, servos do mal e muito mais. Quanto menos personagens seu conto tiver, mais você poderá dizer sobre cada um deles.

Dica 7: escolha um tema específico

Muitos escritores iniciantes buscam temas amplos e vagos, como “amor” ou “ambição”.

Mas os contos são pequenos demais para explorar todas as nuances de um tema abstrato como o amor ou a ambição. Existem muitas nuances diferentes nesses conceitos abstratos.

Muitas vezes é muito mais eficaz explorar um tema mais restrito e específico. Tente descobrir o que você está dizendo sobre um personagem específico ou sobre o relacionamento entre dois personagens específicos, e não sobre a humanidade em geral.

Em vez de explorar o “amor” como conceito, por exemplo, você poderia explorar como é o amor em um relacionamento entre uma mãe trabalhadora e sua filha ressentida.

Ou, em vez de explorar a “ambição” como tema, você poderia explorar o que significa ambição para um aluno específico em uma escola preparatória de alta pressão.

Dica 8: Concentre-se no “Nocaute”

O autor argentino Julio Cortazar disse certa vez: “O romance vence por pontos, o conto por nocaute”.

Esta citação é uma ótima analogia para a diferença entre essas duas formas de arte.

Afinal, um grande romance pode ter uma sequência de batalha cheia de ação, uma cena de flashback nostálgica e uma subtrama romântica, tudo isso além do enredo principal.

Mas um grande conto só tem espaço para fazer uma coisa – e precisa fazer isso com maestria.

Então, descubra o cerne da história – o que sua história vai fazer com maestria. Pode ser um único momento que você deseja retratar ou uma única emoção que deseja evocar.   

Cada elemento do seu conto precisa contribuir para esse ponto crucial. Nada deve ser estranho ou fora do lugar.

Dica 9: dê um título interessante à sua história

Muitos escritores dão títulos comuns aos seus contos, como “Poeira” e “Casa”.

Se “Casa” for o título perfeito para sua história, não há regra contra usá-lo como título. Mas a desvantagem é que sua história parecerá mais esquecível para os leitores.

Em vez disso, considere usar um título exclusivo. Por exemplo, você pode usar um título que inclua uma frase incomum, o papel ou o nome de um personagem ou até mesmo a letra de uma música.

Pense no título como a verdadeira primeira linha da sua história – é a primeira impressão que você causará no leitor. Se você conseguir conectá-los com o título, sua história se destacará da multidão.

Dica 10: edite, edite, edite

Nenhum conto sai perfeitamente no primeiro rascunho, mesmo se você for um escritor experiente.

É crucial editar sua história para torná-la o mais polida possível.

Publique sua história por meio do ProWritingAid. Você pode usar o Word Explorer para verificar as conotações de cada palavra escolhida, o que pode garantir que você evoque o tom certo em sua escrita.

Exemplos de contos populares para inspiração

A melhor maneira de se tornar um escritor melhor é lendo ótimos exemplos.

Aqui estão alguns contos que você pode ler para se inspirar.

Exemplo 1: “The Lottery” de Shirley Jackson

“The Lottery”, publicado originalmente na The New Yorker em 1948, é um dos meus contos favoritos.

A história retrata um grupo de moradores que se reúnem para realizar uma loteria. A natureza da loteria permanece misteriosa, mas a sensação de entusiasmo e expectativa aumenta enquanto todos esperam para ver quem será o nome sorteado.

Este é um ótimo exemplo de conto que não desperdiça palavras. Começa no momento em que os aldeões começam a se reunir e termina assim que o sorteio é realizado.

Você terá que ler a história para descobrir o que é a loteria. É uma leitura rápida e vale bem o seu tempo.

Exemplo 2: “Catedral” de Raymond Carver

“Catedral”, publicada pela primeira vez em uma coleção de contos em 1983, é uma história sobre dois homens que estabelecem uma conexão inesperada.

A história segue um narrador cínico cuja esposa convida o amigo, um cego recentemente viúvo, para ficar com eles. O narrador sabe pouco sobre cegueira, exceto pelos filmes, e não está particularmente entusiasmado em ter esse cara hospedado em sua casa.

O narrador e o cego acabam passando um tempo juntos em frente à TV, e quando a câmera mostra uma bela catedral, o narrador percebe que o cego não tem ideia de como é uma catedral. E então, meticulosamente, ele tenta descrever isso para ele.

Esta história é sobre a intimidade, a beleza e a tristeza daquele momento – tentando descrever uma catedral para um homem que nunca poderá vê-la.

Exemplo 3: “Recitatif” de Toni Morrison

Roberta e Twyla são duas companheiras de quarto em um abrigo, ambas enviadas para morar lá porque suas mães não têm condições de cuidar delas.

Publicado originalmente em uma antologia de contos em 1983, “Recitatif” acompanha essas duas meninas enquanto elas crescem e formam famílias.

O foco principal da história está no fato de que Twyla e Roberta são raças diferentes e, portanto, são tratadas de forma diferente pela sociedade. Aqui está o problema: Morrison nunca diz qual garota é a personagem negra e qual garota é a personagem branca. Ela apenas permite que você faça suas próprias suposições.  

Esta história foi escrita com maestria, e uma coisa que adoro nela é que você pode interpretá-la de uma maneira diferente cada vez que a relê.

Exemplo 4: “Eating Bitterness” por Hannah Yang

Neste último exemplo, discutirei um de meus contos e as escolhas que fiz ao escrevê-lo.

“Eating Bitterness”, que você pode ler online na The Dark Magazine , é uma história sobre um mundo onde todas as mulheres têm duas bocas. A segunda boca é usada para comer todas as emoções negativas que seus familiares sentem.

Depois de decidir sobre a ideia central que seria o golpe decisivo da história, criei os detalhes da história para combinar.

Tematicamente, eu queria que a história explorasse o relacionamento entre uma mãe e sua filha adolescente, que têm sentimentos muito diferentes sobre suas segundas bocas. Por se tratar de um conto, tentei focar no relacionamento central entre mãe e filha ao longo da peça e acrescentei apenas alguns outros membros da família para mantê-lo simples.

Por fim, fiz questão de escolher um título que parecesse específico e único. “Chi ku” é uma expressão chinesa para sofrimento, que se traduz como “comer amargura” em inglês. Gostei do duplo significado que este título pode evocar para leitores bilíngues, mas também achei que o título funciona bem por si só, quer você já tenha ouvido a expressão antes ou não.

Conclusão sobre como escrever um conto

Aí está: nossas principais dicas sobre como escrever um conto, bem como alguns exemplos para inspirar você.

Os contos são uma das minhas formas favoritas de literatura e há muito que você pode fazer com eles.

Então, pegue uma caneta e tente escrever uma! Se você gosta de escrever suas próprias histórias, pode até enviar contos para revistas literárias.

Boa sorte e boa escrita!