dicas para escrever ficção

8 dicas para escrever ficção para romancistas

Se você quer ser um romancista, mas não sabe por onde começar, há muitos conselhos disponíveis para novos escritores. No entanto, é difícil saber quais dicas ou truques funcionarão quando tudo o que você deseja fazer é concluir o primeiro rascunho. 

Nós ouvimos você e compilamos uma lista de dicas para romancistas, que lhe dará uma excelente base para trabalhar, para que você possa eliminar o ruído e se concentrar em testá-los e descobrir o que funciona melhor para você.

Neste artigo, daremos nossas oito melhores dicas para romancistas. 

As 8 principais dicas para escrever ficção

Quer você tenha lido guias passo a passo sobre como escrever um romance ou esteja apenas começando sua jornada de escrita, essas dicas devem ajudá-lo a atingir seu objetivo de terminar seu romance. 

Dica 1: procure inspiração em todos os lugares

Escrever uma boa ficção começa com uma ótima ideia, mas você precisará de inspiração para isso. A inspiração é algo contra o qual muitos escritores lutam. Felizmente, o mundo está cheio de maneiras de estimular sua mente criativa a produzir ideias novas para histórias.

Todas as experiências, assuntos e histórias da vida real estão cheios de potenciais faíscas de inspiração. 

Você pode encontrar o cenário perfeito para sua história fazendo uma longa caminhada. Se você ouvir uma conversa acalorada entre duas pessoas em uma loja, talvez elas possam ser personagens do seu romance. Sobre o que eles estão discutindo? Esse poderia ser o tema da sua história?

Se observar as pessoas e longas caminhadas não são para você, tente usar suas próprias experiências de vida para gerar novas ideias para histórias. Quando você se baseia em suas próprias memórias, isso adiciona uma camada de autenticidade e pode tornar os personagens mais tridimensionais. 

Contanto que você tenha um notebook confiável – físico ou digital – você pode capturar aquele momento de inspiração e tê-lo quando mais precisar. 

Dica 2: tente ler sua lista de leituras

Ler é um dos requisitos fundamentais de um escritor. Ao ler livros do mesmo gênero em que você está escrevendo, você desenvolverá seu vocabulário sem nem mesmo tentar. Isso pode melhorar sua velocidade de escrita, pois você terá muito mais palavras para usar. 

Você também pode ter uma ideia do que os leitores esperam de um romance. Esta é uma habilidade de escrita subestimada de grandes romancistas. Se você estiver ciente do que seu público procura em seu romance, poderá atender a isso e cativar a atenção deles.

Dica bônus: confira as resenhas nas listas de livros online. Você pode ter uma ótima ideia do que os leitores esperam de determinados gêneros ou enredos quando deixam suas ideias em uma resenha. Os clubes do livro também são um ótimo lugar para aprender isso.  

Você não precisa se limitar a romances quando estiver lendo; você também pode conferir poemas e contos. Eles podem ser uma grande fonte de inspiração e mostrar diferentes maneiras de contar uma ótima história. 

Dica 3: aprenda os elementos básicos da escrita de ficção

Existem tantos livros e cursos excelentes disponíveis que explicarão os elementos básicos da escrita de ficção. Se você começar com os fundamentos em mente, poderá economizar algum tempo ao editar seu romance. 

Todos os romances precisam de um elenco de personagens principais, um cenário e um enredo. Antes de começar a escrever, você deve ter uma ideia de quais são esses detalhes. Dentro de cada uma dessas partes, existem muitos outros elementos que compõem um bom plano de história. 

O próximo elemento mais importante é o tema do romance. Não subestime o quanto é útil saber disso antes de começar a colocar palavras naquela página em branco. O tema orienta as ações e os personagens ao longo da história, e um tema forte atrairá leitores para o seu livro.

Não se esqueça de planejar o ponto de vista da sua história. Quer você escolha primeira pessoa, segunda pessoa ou terceira pessoa, você precisará persistir durante todo o romance. Alternativamente, você pode trocá-lo em capítulos diferentes, mas é melhor evitar trocá-lo dentro do mesmo capítulo.

Dica 4: arme-se com modelos e contornos

Existem tantas estruturas de histórias ou esboços de romances úteis que você pode usar para planejar e escrever seu romance. Eles também podem garantir que você atenda às expectativas do leitor em relação aos romances com modelos para diferentes gêneros. 

Você não precisa usar um modelo ou esboço antes de começar a escrever; você pode usar um em qualquer estágio do processo de elaboração e edição. Alguns exemplos que você pode considerar incluem Salve o Gato!, a Jornada do Herói e o Método Floco de Neve. 

Alguns esboços podem não ser adequados para a sua história. Depois de escolher um esboço, comece a traçar seus pontos narrativos em relação a ele para ver se a ação crescente e a ação decrescente funcionam para sua história. 

Outra coisa em que os esboços podem ajudar é escrever cenas. Se você não estiver familiarizado com as estruturas internas das cenas, quantas cenas usar e como criar tensão em uma cena, um esboço deverá explicar isso para você.  

Dica 5: desenvolva seu hábito de escrever

Este é importante porque o ajudará a atingir o objetivo de terminar um romance em um ritmo que funcione para você. Muitos autores publicados recomendam escrever uma certa quantidade de palavras todos os dias. Isso manterá sua mente criativa treinada e a escrita ficará mais fácil. 

No entanto, se escrever todos os dias não combina com seu estilo de vida, não faz sentido tentar forçá-lo. É melhor se adaptar e fazer um cronograma de escrita que se adapte a todas as outras demandas e elementos importantes da sua vida. 

Outro fator importante que o ajudará a desenvolver seu hábito de escrever é o ambiente em que você escreve. Uma das melhores sensações ao escrever regularmente é estar fluindo. As chances de alcançar isso às vezes são reduzidas se o ambiente distrair e não permitir que você se concentre. 

Seu ambiente de escrita não precisa ser uma sala inteira ou um lugar onde você precise reorganizar/redecorar completamente. A melhor opção para a maioria dos escritores é um lugar confortável e relaxante para que você possa sentar e escrever em paz. 

Alguns escritores gostam de ouvir música e outros gostam de silêncio total. Experimente diferentes ambientes e veja o que funciona melhor para você. 

Dica 6: aproveite o primeiro rascunho – aquele é só para você

Embora você possa pretender compartilhar sua história com outras pessoas mais tarde, a primeira pessoa a lê-la será você. Este é sem dúvida o ponto mais importante que qualquer escritor deve lembrar.

Ao escrever, pode ser muito fácil ficar atolado em edições de linha à medida que avança. É importante lembrar que a edição fica para depois. Você pode pensar que está economizando tempo editando à medida que avança, mas também levará mais tempo para terminar o rascunho. 

O primeiro rascunho é apenas para você ver. É permitido ser uma bagunça. Você está literalmente inventando à medida que avança. Tente não se concentrar nos pequenos erros ou partes em que você não consegue lembrar a palavra certa; existe um software que pode ajudar com isso mais tarde. 

Escrever deve ser uma experiência divertida e agradável. Não precisa ser perfeito. Só precisa ser a sua maneira de expressar a ideia em sua mente e colocá-la no papel.

Dica 7: planeje sua estratégia de edição

Se você chegou ao final do primeiro rascunho, muito bem! Você fez isso! Agora, como você vai editar? Esta é a próxima grande decisão do romancista. 

A maioria dos escritores gosta de deixar o manuscrito por um mês antes de iniciar o processo de edição. É como fazer um bolo. Você mediu todos os ingredientes, depois misturou-os e assou. Agora você tem que deixar esfriar antes de ficar perfeito com a cobertura. 

Quando estiver pronto para editar , é uma boa ideia descobrir quantas versões de rascunho você pretende escrever. Você pode criar uma nova versão de rascunho para cada pequena alteração ou optar por alterar a versão apenas quando estiver trabalhando em um tipo diferente de edição. 

Muitos escritores decidem começar com uma edição estrutural – uma edição da estrutura geral do seu romance – para identificar quaisquer áreas onde o enredo ou os personagens possam precisar de um pouco mais de desenvolvimento. Depois, podem verificar o contexto e os detalhes factuais para garantir que a história faz sentido, dependendo do cenário. 

As edições de linha são um assunto de debate para alguns escritores. Erros de digitação e reescritas de frases são uma parte de vital importância da edição. Quer fazer isso no início do processo de edição ou no final, depois de fazer outras alterações? 

A edição é diferente para cada escritor e cada romance apresenta desafios diferentes. Lembre-se de que você não está almejando a perfeição. Chegará um ponto em que será bom o suficiente deixar ir e compartilhar isso com outras pessoas. 

Dica 8: junte-se a outros escritores e criativos

Escrever pode ser uma arte solitária. Claro, você tem seu personagem principal para conversar, mas isso pode ser desaprovado. Felizmente, você pode ingressar em um grupo de escritores onde poderá conhecer outras pessoas com talento para criar mundos e personagens fictícios. 

Um grupo de redatores pode ser um ótimo lugar para trocar ideias com as pessoas e testar sua história. Se você tiver bloqueio de escritor, eles entenderão perfeitamente e oferecerão conselhos sobre como superá-lo para atingir seus objetivos.

Alguns grupos de redatores realizam sessões de crítica ou trabalham juntos para resolver problemas que estão enfrentando com suas histórias. Você não precisa seguir o conselho de todos, mas isso o ajudará a se acostumar a compartilhar sua própria escrita com outras pessoas.

Alguma regra para escrever ficção que você deva saber? 

Existem muitas regras com as quais você deve se familiarizar ao escrever romances. Isso inclui as regras universais, como gramática, ortografia e pontuação, e a regra clássica “mostre, não conte”. 

Mostrar significa usar descrições sensoriais para deixar o leitor sentir a cena com os personagens. Já contar é dar ao leitor detalhes básicos sobre o que aconteceu e como os personagens se sentiram. Mostrar é melhor porque proporciona ao leitor uma experiência melhor. 

Se você quiser conhecer as regras da escrita de ficção, existem livros disponíveis que explicam tudo. Aqui estão algumas recomendações:

  • Guia completo de redação de Collins por Graham King
  • Dirigindo a Arte por Ursula K. Le Guin
  • Escrevendo ficção por Janet Burroway
  • Sobre a escrita de Stephen King

Como ProWritingAid pode ajudar escritores de ficção

ProWritingAid se tornou um software obrigatório para escrita de ficção, pois ajuda os escritores a seguir as regras mencionadas anteriormente e fornece recursos de aprendizagem integrados. É uma ótima opção para escritores de ficção que desejam editar seus trabalhos por conta própria. 

Você pode usar o verificador em tempo real para edições de linha ou fazer uma edição profunda usando mais de 20 relatórios. Cada relatório contém um artigo útil que explica o que o relatório faz e como ele ajudará a melhorar sua redação. 

Alguns relatórios que são um ótimo ponto de partida para romancistas incluem os relatórios de gramática, estilo, legibilidade, fixação e ecos. O uso desses relatórios lhe dará uma excelente base para trabalhar e aprimorar sua redação antes de se concentrar em elementos ainda mais específicos, como tags de diálogo. 

Depois de ler sua história cem vezes, ajuda ter um segundo par de olhos para editar, e o ProWritingAid marca essa caixa. Ele não substitui um editor humano, mas economiza muito tempo.

Outro bônus do ProWritingAid é a comunidade de redatores e os eventos. Você pode se juntar a outros escritores da comunidade e aprender com especialistas do setor nos eventos. Muitas informações são transferíveis, então você pode se inscrever em qualquer evento e aprender algo novo sobre escrita. 

Conclusão sobre dicas para escrever ficção

Aí está: oito dicas para escrever ficção e mais algumas informações sobre as regras que os escritores de ficção precisam conhecer. 

Lembre-se, você sempre pode aprender mais sobre escrita de ficção, e há uma enorme comunidade de escritores que adoram compartilhar dicas e conselhos. Escrever é algo que você faz sozinho, mas não precisa ser uma tarefa solitária!