Filmar-se na academia é uma ferramenta de treinamento valiosa.
Eu costumava me sentir estranho e constrangido apontando uma câmera para mim mesmo na academia. Meus pensamentos eram mais ou menos assim: Não sou um influenciador obcecado por selfies. O que as pessoas estão pensando de mim? Mas mudei de ideia: agora pego meu tripé de bolso para me filmar pelo menos uma vez a cada treino, e meus levantamentos estão melhores por isso.
Se você levanta peso em uma academia, provavelmente notou que as pessoas estão filmando seus levantamentos com mais frequência atualmente. Embora alguns deles possam ser TikTokers desagradáveis (e falaremos sobre etiqueta abaixo), há muitos bons motivos para querer documentar o que você está fazendo em vídeo. Você pode avaliar seu esforço e técnica, compartilhar os vídeos com um treinador ou usar os vídeos como uma forma de compartilhar seu treinamento com amigos e colegas de academia da internet.
Os benefícios de gravar vídeos de seus elevadores
Antes de entrarmos em como , vamos falar sobre o porquê . Há razões muito boas para se filmar levantando peso.
Verificando seu formulário
Se estou malhando sozinho, gravo em vídeo porque estou buscando algum feedback que eu receberia de um treinador presencial. Mas mesmo quando meu treinador está lá , ainda gravo em vídeo meus levantamentos mais pesados ou mais importantes do dia. Posso comparar o feedback que ele me dá (bom ou ruim) com o que vejo no vídeo. Também tenho um registro dos levantamentos do dia que poderei rever mais tarde.
Melhor feedback do que um espelho
Também é bom aprender a usar vídeo para ajustes de técnica em vez de olhar no espelho. Embora um espelho seja bom para, digamos, flexões de bíceps ou elevações laterais, você vai querer aprender a levantar sem um se tiver interesse em levantamento de peso, levantamento de peso ou crossfit (e essas academias quase nunca têm espelhos ). Girar a cabeça para se olhar pode bagunçar a posição do seu corpo, e prestar atenção em como você se olha no espelho pode interromper seu foco. Sem mencionar que sua perspectiva em um espelho muda conforme seu corpo se move. Você não está realmente tendo uma visão precisa da profundidade do seu agachamento com um espelho, mas um bom vídeo lhe dirá a verdade.Medindo esforço
Um vídeo também ajuda você a avaliar como você realmente está se sentindo. O tempo desacelera quando você está lutando: se um pullup leva mais de uma fração de segundo, parece horas. Eu puxo, eu luto, eu me movo apenas um milímetro. Às vezes eu desisto, ou quase desisto, porque parece que eu simplesmente não consigo completar o movimento. Mas então eu olho para o vídeo e vejo que minhas horas percebidas de luta foram apenas uma desaceleração momentânea em uma repetição que acaba sendo totalmente sólida.
Mesmo para algo tão subjetivo quanto RPE (classificação do seu “esforço percebido”) , o vídeo ajuda. Lembro-me de, anos atrás, receber feedback dos meus treinadores online de que meus levantamentos terra “RPE 8” pareciam muito fáceis. Então, olhei para os levantamentos terra RPE 8 de outras pessoas e havia uma clara diferença no esforço. Comparar meus vídeos com os deles me ajudou a definir o nível de esforço que eu realmente estava buscando.
Como fazer um bom vídeo de levantamento de peso
Não importa se os vídeos são para você, para seu treinador ou apenas para se exibir no Instagram, eles serão mais úteis se você conseguir ter uma boa visão de si mesmo.
Use um tripé
Apoiar seu telefone na garrafa de água pode funcionar em uma emergência, mas você não consegue ver muito de um vídeo muito distorcido tirado de uma visão de olho de minhoca. (Se houver um banco ou cadeira disponível, coloque seu telefone e sua garrafa de água nele.) Um tripé de bastão de selfie como este é ideal: ele se estende até a altura da cintura e pode ficar sozinho no chão da academia. Ele também se dobra o suficiente para caber na sua bolsa de academia ou até mesmo no bolso do seu moletom.
Fotografe em um ângulo de 3/4
É tentador gravar um vídeo de lado ou diretamente na sua frente, mas informações cruciais estarão faltando. Uma visão lateral do seu agachamento pode mostrar se suas coxas vão paralelas ao chão, mas não mostrará se seus joelhos estão cedendo. Para a maioria dos levantamentos, uma visão 3/4 — não exatamente de lado ou de frente, mas em algum lugar no meio — dará as informações mais úteis.
Por razões semelhantes, você vai querer colocar todo o seu corpo no quadro. Especialmente se você estiver mostrando seu vídeo para um treinador ou amigo para uma verificação de forma, eles vão querer ver tudo o que pode afetar seu levantamento — incluindo, por exemplo, seus pés.
Verifique a iluminação e a posição antes de começar
Eu uso a câmera frontal para que, assim que eu entro no quadro, eu possa olhar e ver que configurei tudo corretamente. Se houver uma janela atrás de você e você estiver com a luz de fundo, ou se você estiver na metade do caminho para fora da câmera, conserte antes de começar seu levantamento.
Mas, uma vez que você começar, ignore a câmera. Faça seu levantamento como faria normalmente — olhe no espelho apenas se for o que você sempre faz — e então não olhe para a câmera novamente até terminar o levantamento.
Corte seus vídeos
Ninguém quer assistir 30 segundos de você ajustando a câmera e se preparando psicologicamente para seu levantamento. Mesmo que o vídeo seja só para você, você provavelmente não vai querer assistir isso também.
Você precisa descansar alguns minutos entre as séries de qualquer maneira, então use esse tempo para cortar seus vídeos. No iPhone, basta começar a assistir ao vídeo, clicar em pausar e depois em Editar. Você pode cortar o início e o fim do vídeo diretamente dessa tela e, em seguida, escolher se deseja substituir o arquivo original ou salvar a versão cortada como sua própria cópia. (Escolha o novo arquivo se achar que pode querer consultar sua configuração mais tarde; caso contrário, cortar o original está bom.)
Etiqueta de academia ao gravar vídeos
Primeiro, a grande questão: Sim, é OK filmar seus levantamentos em uma academia (a menos que a academia tenha uma regra proibindo isso especificamente, é claro). E não, as pessoas não vão achar você estranho — contanto que você faça isso educadamente e respeitosamente. Veja como.
Mantenha os outros fora do quadro
Tanto quanto possível, posicione sua câmera de modo que outras pessoas não estejam no vídeo (ou pelo menos não seus rostos). Você definitivamente não deve postar um vídeo publicamente com outras pessoas nele, mas mesmo que o vídeo seja para seu uso privado, as pessoas podem perceber que estão na câmera e se sentir estranhas sobre isso.
Fique fora do caminho
Não coloque seu tripé em uma passagem movimentada, ou em qualquer outro lugar que possa atrapalhar os outros. Se você quiser usar um banco desocupado para apoiar seu telefone, tudo bem — por um momento . Não o deixe lá durante todo o seu treino. E considere, novamente, usar um tripé: um telefone no chão é muito mais fácil de perder, e acidentalmente tropeçar, do que um tripé que está obviamente no caminho de alguém.
Usar a academia tem precedência sobre as filmagens
Todos nós já vimos aqueles TikToks em que alguém fica bravo com um passante por entrar no quadro. Estou convencido de que a maioria desses vídeos é falsa (a indignação gera engajamento), mas obviamente você não quer ser essa pessoa. Malhar em um espaço tem precedência sobre usar sua câmera lá. Dito isso, se o lugar estiver movimentado, apenas comunique-se como um ser humano normal. Eu treino em uma academia onde as pessoas geralmente se filmam, e todos são muito amigáveis sobre abrir espaço uns para os outros. Alguém pode até se oferecer para compartilhar seu tripé.