Provavelmente não há muito que você possa fazer, mas pode torná-lo confortável.
Você não precisa intervir se encontrar um filhote de pássaro . Na verdade, filhotes não precisam da sua ajuda . Mas um pássaro ferido é outra história. Se um deles voa para dentro da sua janela sem riscos , por exemplo, e agora está deitado no seu convés, faz sentido que você queira ajudar seu pequeno amigo emplumado. Você pode fazer isso, mas precisa ter cuidado. Aqui está a melhor abordagem para ajudar um pássaro ferido.
Observe o pássaro por um tempo
A Mãe Natureza tem persistido com o ciclo da vida por milhões de anos sem intervenção humana. Na verdade, quando nos envolvemos , as coisas podem dar errado , para dizer o mínimo. Não tenha pressa em pegar um pássaro só porque o viu no chão. Em vez disso, conforme aconselhado pela Mass Audubon , observe o pássaro por algumas horas para ter certeza de que ele realmente está machucado e não apenas um filhote descoordenado que ainda não pegou o jeito de voar.
“Se ele puder andar, pular e bater as asas, ou se houver pássaros adultos por perto, deixe-o em paz. Os pais continuarão a cuidar dele”, observa a organização.
Outros pássaros, como falcões, podem ficar empoleirados por horas a fio procurando por presas. Isso também não é um sinal de que eles estão feridos, então não presuma que todo pássaro que você vê pendurado em uma árvore por um tempo está ferido. Se você vir um no chão e ele parecer incapaz de voar, no entanto, é um bom sinal de que o pássaro não está bem. Aproxime-se lentamente dele e, se ele não voar para longe quando você estiver a cerca de 10 pés (ou menos se for um pombo de Nova York), sinta-se à vontade para presumir que há um problema.
O que fazer se o pássaro estiver ferido
Depois de determinar que um pássaro está machucado e não apenas pendurado, comece entrando em contato com um reabilitador de vida selvagem licenciado. Essas organizações tendem a ter voluntários, então pode levar algum tempo para entrar em contato com um, mas vale a pena o esforço. Eles serão capazes de fazer um julgamento informado sobre se cuidados adicionais são possíveis e dar conselhos sobre o que fazer.Se houver possíveis predadores por perto, pegue o pássaro gentilmente usando luvas grossas e coloque-o em uma caixa ventilada, depois coloque essa caixa em algum lugar escuro e silencioso. Sinta-se à vontade para colocar um prato de água e um pouco de semente lá também, mas não force a alimentação do animal. Lave bem as mãos após manusear o pássaro.
Mass Audubon aconselha que, se você não puder contatar um reabilitador, coloque o pássaro fora de vista “e deixe a natureza seguir seu curso”. Se houver um veterinário por perto e você não puder contatar um reabilitador de vida selvagem, considere trazer o pássaro. (Certa vez, levei um pombo ferido a um veterinário na cidade de Nova York. É com algum constrangimento que admito que estava chorando na hora, e só em retrospecto me ocorreu o que significava a promessa do veterinário de “cuidar dele”.) No melhor cenário, o pássaro se endireitará e será libertado. No melhor cenário, ele morrerá em algum lugar confortável.
Se o pássaro com o qual você está preocupado morrer (ou se você encontrar um pássaro que já esteja morto), reserve um momento para pesquisar se algum surto de doença foi relatado na população local de pássaros. Entre em contato com o departamento de saúde local ou do condado ou com o National Wildlife Health Center para obter orientação sobre o que fazer, mas esteja preparado para coletar e/ou descartar o corpo se eles o aconselharem a fazê-lo. Em alguns casos, você pode ser solicitado a trazer o corpo, então certifique-se de usar luvas e lavar bem as mãos depois — novamente, assim como você deve fazer se manusear um pássaro vivo e ferido. De acordo com o All About Birds do Cornell Lab , os departamentos de saúde geralmente não podem analisar um pássaro que começou a se decompor, então você pode ser solicitado a ensacar o corpo duas vezes e colocá-lo no freezer se não puder trazê-lo imediatamente.
O que fazer quando um pássaro bate na sua janela
Quando um pássaro bate na sua janela, segundo a Mass Audubon, o inchaço cerebral pode incapacitá-lo temporariamente, mas há casos em que o pássaro se recupera bem sozinho após um pequeno período de inatividade. Seu trabalho nessa situação é ficar alerta para gatos ou outros predadores enquanto ele estiver incapacitado. Coloque o pássaro cuidadosamente em uma caixa fechada ou sob uma peneira para mantê-lo seguro, mas tente evitar manusear muito o animal, se for o caso. Não tente dar a ele comida ou água.
O inchaço deve diminuir e você verá que ele se torna mais ativo, momento em que você pode soltar o pássaro. Se isso não acontecer, entre em contato com um reabilitador de vida selvagem licenciado ou siga os outros passos descritos acima.