Tanto os redatores quanto os redatores de conteúdo são importantes para as empresas aumentarem seu público. Mas essas duas funções não são intercambiáveis – na verdade, exigem habilidades muito diferentes.
Então, qual é exatamente a diferença entre esses dois tipos de escrita?
A resposta curta é que os redatores criam textos que convencem as pessoas a realizar uma ação específica, como anúncios e e-mails de vendas. Os redatores de conteúdo, por outro lado, criam conteúdo mais longo que informa ou entretém os leitores, como postagens em blogs e e-books.
Continue lendo para saber mais sobre a diferença entre copywriting e redação de conteúdo.
Qual é a diferença entre redação e redação de conteúdo?
Existem várias diferenças que você pode usar para distinguir direitos autorais de redação de conteúdo. Algumas distinções principais incluem:
- O formato do texto
- O objetivo do texto
- O comprimento do texto
- A vida útil do texto
- As habilidades necessárias para redação versus redação de conteúdo
Vamos examinar mais de perto cada uma dessas diferenças e o papel que elas desempenham na estratégia de marketing de uma organização.
O formato do texto
Redatores e redatores de conteúdo geralmente escrevem em formatos diferentes. Observar o formato do texto que você está lendo é uma das maneiras mais rápidas de descobrir se ele foi escrito por um redator ou redator de conteúdo.
Aqui estão alguns formatos comuns de direitos autorais:
- Anúncios de texto
- Anúncios digitais
- Slogans
- Legendas de mídia social
- E-mails de vendas
- Páginas de destino
- Manchetes cativantes
- Mensagens pop-up
- Roteiros de vídeo
E aqui estão alguns formatos comuns de escrita de conteúdo:
- Postagens no blog
- Guias de instruções
- Avaliações
- E-books
- Estudos de caso
- Artigos de opinião
- Artigos de jornal
- Recursos da revista
- Boletins informativos por e-mail
Então, se você está lendo um anúncio, provavelmente ele foi escrito por um redator. E se você estiver lendo um artigo de blog, provavelmente ele foi escrito por um redator de conteúdo.
O objetivo do texto
A redação é projetada para persuadir, enquanto a redação do conteúdo é projetada para informar ou envolver.
Um texto bem-sucedido convencerá os leitores a realizar uma ação específica, como inscrever-se em uma lista de e-mail, clicar em um link ou comprar um produto. Seu principal objetivo é persuadir os leitores a fazer algo específico.
Um conteúdo de sucesso, por outro lado, pode explicar um tópico complexo, orientar você em um guia prático ou fornecer uma nova perspectiva sobre uma questão. Provavelmente visa informar, entreter ou envolver o público de outra forma, mesmo que isso não leve a uma venda imediata.
Ambos os propósitos são cruciais para o crescimento das empresas. Os redatores podem ajudar as empresas a aumentar seus números de vendas e incentivar ações imediatas. Os redatores de conteúdo podem ajudar as empresas a aumentar o conhecimento da marca e gerar mais leads no longo prazo.
Essencialmente, você pode pensar nos redatores como pessoas que ajudam as empresas a converter tráfego em vendas, e nos redatores de conteúdo como pessoas que ajudam as empresas a gerar mais tráfego em geral.
O comprimento do texto
Outra diferença importante entre copywriting e redação de conteúdo é que a cópia geralmente é curta, enquanto o conteúdo geralmente é longo.
Por exemplo, anúncios pop-up, outdoors e legendas de mídia social são formas comuns de cópia. Cada um deles pode incluir apenas uma ou duas frases de texto.
A escrita do conteúdo geralmente dura mais do que uma ou duas frases. A maioria dos artigos de blog, por exemplo, tem cerca de 2.000 palavras. E há também os e-books, que podem ter dezenas ou até centenas de milhares de palavras.
Alguns tipos de direitos autorais podem ser tão longos quanto uma postagem de blog, como um anúncio com muitas letras miúdas, mas na maioria das vezes, a cópia é resumida. Portanto, quanto mais longo for um trecho de texto, maior será a probabilidade de ele ser considerado redação de conteúdo em vez de copywriting.
A vida útil do texto
Uma diferença mais sutil entre essas duas formas de escrita é quanto tempo elas devem durar. Uma cópia média é usada apenas por alguns meses, no máximo, enquanto uma cópia pode durar anos ou até décadas.
Isso ocorre porque muitos direitos autorais são feitos para uma campanha de marketing específica. É comum que as empresas usem um conjunto de anúncios para a Black Friday e um conjunto totalmente diferente de anúncios para o Natal.
Até mesmo textos da web, como páginas de destino, geralmente são atualizados quando a linha de produtos de uma empresa muda.
A escrita de conteúdo, por outro lado, tende a ter uma vida útil mais longa do que a redação.
Depois que uma postagem no blog for publicada, ela poderá residir permanentemente no site da empresa. Afinal, uma postagem de blog ou e-book pode ser relevante por muitos anos, dependendo do assunto.
Como resultado, é importante que os redatores criem textos que sejam oportunos e gerem resultados imediatos, enquanto os redatores de conteúdo geralmente precisam se concentrar na criação de conteúdo perene que forneça valor duradouro.
As habilidades necessárias para redação versus redação de conteúdo
Redação e redação de conteúdo exigem conjuntos de habilidades diferentes.
Grandes redatores precisam se destacar em:
- Compreender as necessidades, desejos e pontos fracos de seu público-alvo
- Utilizando uma combinação de habilidades de marketing digital e técnicas tradicionais de publicidade
- Certificando-se de que cada palavra que eles usam seja um impacto
- Vender um produto ou serviço de forma persuasiva, normalmente como parte de campanhas publicitárias maiores
Os redatores de conteúdo precisam se destacar em:
- Escrever de uma forma envolvente e legível que torna mais fácil para os leitores terminarem artigos longos
- Organizando parágrafos com transições claras e lógicas
- Compreender a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) bem o suficiente para direcionar o tráfego de pesquisa orgânica para o site
- Apresentar tópicos interessantes que envolvam os leitores e contribuam para a estratégia geral de marketing de conteúdo da marca
Claro, existem algumas habilidades que tanto a redação quanto a redação de conteúdo exigem. Aqui estão alguns importantes:
- Usando habilidades de escrita excepcionais para criar consistentemente uma prosa clara, profissional e atraente
- Gerar ideias criativas para criar conteúdo novo e único
- Pesquisar todos os tópicos relevantes para entender sobre o que estão escrevendo
- Colaborar estreitamente com editores, co-escritores, equipes de marketing e clientes
- Compreender como o trabalho deles se encaixa na estratégia geral da marca
Como ProWritingAid pode ajudar redatores e redatores de conteúdo
Quer você seja um redator de conteúdo ou redator, você precisa ter certeza de que sua escrita é poderosa e livre de erros.
É aí que entra um excelente verificador gramatical como o ProWritingAid. Usar o ProWritingAid para todas as suas necessidades de redação pode ajudá-lo a garantir que sua prosa seja o mais clara e convincente possível.
Você pode até informar ao ProWritingAid qual tipo de documento está usando para ver sugestões direcionadas. Por exemplo, você pode selecionar uma opção como “Artigo curto da web” ou “Cópia geral da web”.
Se você estiver escrevendo um texto, você precisa ter certeza de que está usando as palavras certas para interagir com seu público-alvo. Tente usar o Word Explorer para ver as conotações de cada palavra usada, bem como possíveis sinônimos para tentar.
Outros recursos úteis para redatores incluem:
- O Relatório de Aliteração, que ajuda você a encontrar maneiras de usar ritmo e som para manter sua escrita envolvente e memorável
- O Relatório de Clichês e Redundâncias, que destaca frases e frases usadas em demasia para que você possa substituí-las por expressões mais originais
- O Relatório de Dicção, que procura frases excessivamente prolixas para que você possa tornar sua escrita mais nítida e concisa
Se você é um redator de conteúdo, quer ter certeza de que cada parágrafo flui bem. O Relatório de estilo de escrita pode ajudá-lo a procurar pontos fracos, como voz passiva, palavras repetitivas e muito mais.
Outros recursos úteis para redatores de conteúdo incluem:
- O Relatório de Legibilidade, que usa ferramentas de legibilidade como a pontuação Flesch Reading Ease para ajudá-lo a manter sua escrita clara e compreensível
- O Relatório de Plágio, que compara seu trabalho com páginas da web existentes para garantir que seu conteúdo não corra risco de plágio
- O Relatório de Transição, que procura palavras de transição como “da mesma forma” e “portanto” para garantir que você está guiando o leitor através de seus artigos
Você pode experimentar o ProWritingAid gratuitamente para ver como funciona.
Conclusão sobre Redação vs Redação de Conteúdo
Aí está – um guia completo para a diferença entre direitos autorais e redação de conteúdo! Agora você sabe a diferença entre essas duas formas de escrita, bem como as principais habilidades necessárias para cada uma.
Aqui está uma rápida recapitulação:
- Tanto a redação quanto a redação de conteúdo são cruciais para a estratégia da marca, mas são úteis de maneiras diferentes.
- A redação geralmente é usada em formatos como anúncios e e-mails de vendas, enquanto a redação de conteúdo geralmente é usada em formatos como postagens de blogs e e-books.
- A redação se concentra em persuadir o leitor a realizar uma ação específica, enquanto a redação do conteúdo se concentra em informar ou envolver o leitor.
- A redação geralmente é mais curta do que a redação de conteúdo.
- A redação também geralmente tem uma vida útil mais curta do que a redação de conteúdo.
Boa sorte e boa escrita!