Spotify agora pode mostrar mais opções de pagamento no aplicativo para iPhone

Spotify
Spotify

Não é só o Spotify.

Você provavelmente sabe que não precisa pagar para usar o Spotify, desde que esteja acostumado com anúncios. Para uma experiência sem comerciais, é claro, você precisa assinar o Premium. Se você já tentou assinar o Spotify Premium no seu iPhone, no entanto, deve ter notado que não havia como fazer isso — nem um botão “pagar agora”, nem um link para assinar em outro lugar.

O imposto da Apple

Isso porque o Spotify não queria que 15% a 30% do dinheiro que você doava fosse diretamente para a Apple . É assim que a App Store da Apple funciona (e em grande parte a do Google, aliás). A Apple recebe uma comissão por qualquer pagamento que você fizer dentro de um aplicativo no seu iPhone — 15% ou 30%, dependendo de quanto o aplicativo em questão pagou ou da duração da assinatura.

O Spotify e aplicativos semelhantes não precisam pagar o imposto da Apple se você fizer compras fora do aplicativo: assinar o Spotify Premium pelo Safari, por exemplo, significa que o Spotify recebe 100% do dinheiro. A Apple sabe disso, e é por isso que tradicionalmente proíbe aplicativos de vincular a sites externos para pagamentos. Na visão deles, se você quer que os clientes paguem pelos seus serviços diretamente, você precisa acessar o aplicativo e pagar a taxa, ou esperar que eles pesquisem por conta própria no Google.

O Spotify tinha uma aba Premium no aplicativo, mesmo para usuários gratuitos, mas ela só informava a esses usuários que essas assinaturas existiam e que eles precisavam assinar pelo navegador se quisessem. (O aplicativo até reconheceu que era um problema, sem culpar diretamente a Apple.)

O Spotify agora pode direcioná-lo para seu próprio site para pagamentos

Tudo mudou esta semana : a juíza Yvonne Gonzalez Rogers decidiu que a Apple não pode impedir, de forma alguma, que desenvolvedores direcionem seus usuários a sites de terceiros para efetuar pagamentos, nem impor taxas sobre compras feitas fora do aplicativo. Isso significa que aplicativos como o Spotify podem enviar atualizações para seus aplicativos, que incluem links para seus próprios sites para pagamentos e assinaturas.

A Apple afirma que cumprirá a decisão, mas recorrerá mesmo assim. Entretanto, parece que a empresa está em conformidade, já que a Apple aprovou a atualização mais recente do Spotify. Se você acessar a aba Premium no aplicativo, agora verá links para várias opções de assinatura.

Esta decisão não surgiu do nada. É uma resposta ao contínuo processo antitruste da desenvolvedora de Fortnite , Epic Games, contra a Apple . O juiz Rogers discordou da maioria das alegações da Epic em uma decisão de 2021, mas decidiu que a Apple precisava permitir que os desenvolvedores direcionassem os clientes para opções de pagamento de terceiros. A Apple violou as regras aqui, impondo uma nova taxa sobre compras feitas fora de aplicativos, bem como lançando mensagens para persuadir os clientes a se afastarem desses sites de terceiros. O juiz Rogers não ficou satisfeito, chamando executivos da Apple (incluindo o CEO Tim Cook) e mantendo a empresa em desacato civil ao tribunal. A Apple também pode ser investigada por desacato criminal.

A Apple pode ter tido um dia particularmente ruim no tribunal, mas aplicativos como o Spotify provavelmente estão bastante satisfeitos. Portanto, espere ver mais opções para pagar por coisas fora dos aplicativos que você usa. Alguns podem até cobrar menos, agora que é mais fácil desviar os clientes das compras dentro dos aplicativos da Apple. Mas não o Spotify: a empresa não oferecia pagamentos dentro dos aplicativos antes, e ainda não oferece, então o Premium continua custando exatamente o mesmo.