Seu iPhone pode ter um modo ‘Desktop’ com o iOS 19

Seu iPhone pode ter um modo Desktop com o iOS 19

Rumores sugerem que você poderá estender a tela do seu iPhone para um monitor externo.

Rumores sugerem que a Apple está trabalhando em maneiras de tornar o iPad mais parecido com um Mac com o iPadOS 19. Embora a empresa não vá trazer o macOS para o iPad (por mais que eu adorasse que isso acontecesse), pode haver atualizações que transformem a experiência do tablet em uma experiência de computação de desktop. A questão é que não é só o iPad que parece estar recebendo recursos de desktop — o iPhone também pode estar entrando na brincadeira.

Em uma publicação sobre os rumores do iPadOS 19, o vazador Majin Bu disse o seguinte sobre o iPhone: “O iOS 19 não ficará para trás. Fontes afirmam que iPhones com USB-C suportarão monitores externos, oferecendo uma interface [semelhante à do Gerenciador de Palco]. Embora não seja um modo desktop completo, ele permitirá que os usuários expandam o espaço da tela, ideal para apresentações, edição ou visualização aprimorada.”

Se for verdade, isso seria uma grande mudança para o iPhone. Embora a Apple permita espelhar a tela do seu iPhone em monitores externos, ela nunca ofereceu uma opção de tela estendida . Com telas estendidas, você pode ter janelas diferentes abertas em dispositivos diferentes: você pode usar o telefone para apresentar uma apresentação de slides em um monitor ou projetor, enquanto ainda usa o telefone para consultar as anotações do orador, por exemplo.

Uma tela espelhada, por outro lado, é muito mais limitada, pois você só mostra o que está na tela do seu iPhone na tela maior. Pode ser útil, mas também problemático, pois tudo na tela do seu iPhone é espelhado. Manter a tela do seu iPhone privada e, ao mesmo tempo, controlar o que é exibido na tela externa seria uma grande mudança.

Telas estendidas também respeitam as dimensões da tela à qual você está conectado. Ao espelhar seu iPhone em uma TV, por exemplo, ele será exibido verticalmente. Se estiver em um aplicativo compatível com o modo paisagem, você pode virar o iPhone para preencher mais a tela, mas ainda assim não corresponderá às dimensões da maioria das TVs e monitores (a menos que você esteja usando um iPhone da era do botão Home com tela 16:9). A outra exceção é a reprodução de mídia, que será renderizada nas dimensões originais da foto ou do vídeo, mas a configuração geral está longe de ser ideal.Dito isso, Majin Bu relata que é possível que haja problemas com a resolução ou com o número de aplicativos que podem ser estendidos a qualquer momento. Na verdade, esse rumor é tênue e não nos oferece muitas informações para trabalharmos no momento.

O iPhone está longe de ser o primeiro dispositivo móvel a oferecer um recurso como esse. Os iPads da Apple podem se estender a outros monitores por meio do Stage Manager , e muitos smartphones oferecem um modo desktop — como o DeX da Samsung .

Esse modo “desktop” poderia ser um sinal de um dispositivo futuro?

O 9to5Mac parece pensar que esse rumor não tem tanto a ver com a visão da Apple para o iPhone como ele existe atualmente, mas sim com outro dispositivo completamente diferente: o iPhone Fold .

O suposto iPhone dobrável da Apple ainda está a pelo menos um ano de distância, se os vazamentos forem confiáveis, mas o 9to5Mac já vê sua influência. O veículo acredita que o dispositivo se comportará como um iPhone quando dobrado e um iPad mini quando aberto, então tal dispositivo se beneficiaria de um modo desktop.

Concordo com o argumento: se um iPhone dobrável se beneficiaria de um modo desktop — ou pelo menos de um suporte estendido à tela — por que não testar esse recurso em versões beta dos iPhones existentes enquanto você continua trabalhando no dobrável? Claro, tudo isso é especulação, e a Apple quase certamente não revelará um telefone dobrável na WWDC 2025. Mas se a empresa anunciar um modo estendido à tela como parte do iOS 19 , isso pode dar uma pista sobre os planos futuros da empresa para o iPhone.