Os melhores remédios para resfriado não estão no corredor para tosse e resfriado

Os melhores remédios para resfriado não estão no corredor para tosse e resfriado
Os melhores remédios para resfriado não estão no corredor para tosse e resfriado

A maioria dos remédios para resfriado OTC não funcionam. Aqui estão as coisas que realmente vão ajudar — e onde encontrá-las.

Antes de falarmos sobre quais remédios são melhores, aqui vai uma observação importante a considerar: remédios para resfriado não curam seu resfriado, nem encurtam sua duração. Se você está lendo isso porque quer saber como se livrar de um resfriado rápido, ou o que um médico prescreveria para você se livrar de um resfriado — desculpe. Resfriados são causados ​​por vírus, e não há medicamento que os mate da mesma forma que antibióticos podem matar bactérias . O objetivo dos remédios para resfriado é ajudar você a ficar um pouco menos miserável enquanto espera seu sistema imunológico combatê-lo.

Ignore nomes de marcas em medicamentos para resfriado

As empresas que fabricam remédios para resfriado contam com nossas memórias entupidas. Se você comprou Sudafed (ou Mucinex, ou Dayquil) da última vez que teve um resfriado, elas esperam que você compre a mesma coisa dessa vez, enquanto os fabricantes de marcas próprias esperam que você compre algo da mesma cor e ache que é bom o suficiente. Mas o nome da marca não diz quase nada sobre o que realmente está dentro da embalagem.

Cada uma das principais marcas de remédios para resfriado vende uma variedade de produtos com ingredientes completamente diferentes. Às vezes, há tantos que a mesma marca venderá a mesma coisa com dois nomes diferentes. Meu exemplo favorito disso é o labirinto de produtos Mucinex: seu Maximum Strength Fast-Max Severe Congestion and Cough tem a mesma dosagem e ingredientes que seu Maximum Strength Sinus-Max Pressure, Pain, & Cough . Enquanto isso, Maximum Strength Sinus-Max Severe Congestion & Pain — que parece que deveria ser muito semelhante ao outro produto Sinus-Max — retira um ingrediente relacionado à tosse e troca por um pouco de paracetamol (que é Tylenol). Você nunca terá muita sorte navegando pelo corredor de tosse e resfriado apenas com nomes de marcas e sintomas.

Então, para onde ir em vez disso? Bem, para um alívio rápido do congestionamento, você precisará das coisas boas que eles guardam atrás do balcão.

A pseudoefedrina (Sudafed original) é o melhor

Se você tem o nariz entupido, a pseudoefedrina é a verdadeira. Antigamente, você podia encontrá-la nas prateleiras das lojas. Sudafed era uma marca. (Sudafed, pseudoefedrina, entendeu?) Mas a pseudoefedrina pode ser convertida em metanfetamina , então uma lei de 2006 restringiu sua venda. Ainda é um medicamento de venda livre, mas você precisará reservar um tempo para mostrar sua identidade ao farmacêutico se quiser comprar um.

Estudos demonstraram que a pseudoefedrina é eficaz na limpeza da congestão nasal. Quando você sente que seu nariz está “entupido” com muco seco ou pegajoso, isso não é literalmente verdade. Os vasos sanguíneos no revestimento do nariz e dos seios nasais incham, e é isso que estreita as passagens de ar . A pseudoefedrina faz com que esses vasos sanguíneos se contraiam, reduzindo o inchaço e abrindo suas vias aéreas para que você possa respirar melhor.

(A pseudoefedrina também contrai os vasos sanguíneos em outras partes do corpo, razão pela qual pode aumentar a pressão arterial em algumas pessoas e por que às vezes é usada off-label para priapismo , também conhecido como ereções prolongadas.)

Qualquer coisa com “PE” no nome não vale a pena comprar

Fenilefrina é o descongestionante que substituiu a pseudoefedrina em produtos de venda livre. Fenilefrina, o ingrediente “PE”, é conhecido há anos por ser inútil no tratamento de sintomas de resfriado quando tomado por via oral. Isso levou dois farmacêuticos a escrever um artigo em 2022 intitulado “Por que a fenilefrina oral está no mercado após evidências convincentes de sua ineficácia como descongestionante?”) Finalmente, em novembro de 2024, o FDA concordou que os produtos de fenilefrina serão (eventualmente) removidos das prateleiras das lojas .

Fenilefrina é o que está no Sudafed PE . Este é outro caso de nomes de marcas que o levam ao erro — o Sudafed regular é o bom, mas o Sudafed PE tem o ingrediente ineficaz. Não se deixe enganar — qualquer coisa com PE no nome não vai funcionar.

A maioria dos remédios para tosse também não funcionam

Mas esse não é o único remédio para resfriado que provavelmente faz pouco ou nada para seu resfriado. Os ingredientes “ativos” em remédios para tosse provavelmente também são inúteis. O dextrometorfano é considerado um supressor de tosse, embora não haja muitas evidências que sugiram que ele realmente faça seu trabalho. Nem a guaifenesina, um “expectorante” que tem a intenção de diluir o muco para facilitar a tosse. Uma revisão da Cochrane concluiu que não há evidências suficientes para dizer se esses ou quaisquer outros remédios para tosse de venda livre realmente funcionam.

A propósito, crianças menores de 4 anos não devem usar nenhum dos remédios para tosse ou resfriado que mencionamos até agora, de acordo com o FDA. Felizmente, remédios caseiros como beber líquidos e sugar o muco com uma seringa de bulbo são seguros e tendem a trazer alívio real.

Tylenol e ibuprofeno podem ajudar com febres e dores

Há mais uma categoria de medicamentos de venda livre que podem realmente ajudar você a se sentir melhor quando estiver resfriado, embora provavelmente não sejam o que você pensa quando pensa em remédios para resfriado.

Paracetamol (Tylenol regular) e ibuprofeno (Motrin ou Advil) são conhecidos como analgésicos e redutores de febre. Eles funcionam para essas tarefas e são considerados seguros para uso mesmo em crianças pequenas. Dito isso, a Academia Americana de Pediatria alerta que você deve sempre entrar em contato com seu pediatra para febre em um bebê com menos de 3 meses de idade e não dar medicamentos a menos que seja orientado, pois febres nessa idade podem ser fatais e precisam ser avaliadas em um ambiente de saúde.

Se você está acostumado a olhar para marcas, certifique-se de virar a embalagem e certificar-se de que contém o que você espera na lista de ingredientes. O Tylenol regular é apenas paracetamol, mas a empresa também faz um Tylenol para resfriado e gripe que contém todos os três ingredientes mencionados acima que não funcionam para resfriados ou tosses. A Advil faz um produto semelhante . Esses não são os que você quer.

Outra observação importante: Tylenol, ou acetaminofeno, está em muitos remédios para resfriado como parte de uma mistura de ingredientes. Também é potencialmente tóxico se você tomar mais do que a quantidade recomendada. Se você estiver combinando medicamentos, certifique-se de não estar tomando uma dose dupla deste ingrediente.

O melhor xarope para tosse é o mel

Então você tem um descongestionante que funciona (pseudoefedrina) e algo para controlar sua febre e dor de cabeça (acetaminofeno ou ibuprofeno). Há algo que possamos fazer sobre essa tosse desagradável? Há, mas você vai querer sair dos corredores da farmácia e ir até as prateleiras do mercado.

O mel não vai curar seu resfriado, mas parece aliviar dores de garganta e tosse, pelo menos um pouco. Estudos frequentemente mostram que ele funciona melhor do que xaropes para tosse de venda livre. (Isso é porque o mel é ótimo ou porque xaropes para tosse são meio ruins? Possivelmente o último, para ser honesto.) Mas não se incomode com xaropes para tosse à base de mel — sim, eles existem — apenas pegue um pouco de mel de verdade e misture em um pouco de água quente ou chá. Isso é mais barato e mais fácil.

Uma ressalva importante sobre o mel, a propósito: o mel não é considerado seguro para dar a bebês com menos de 1 ano de idade . Há um pequeno risco de botulismo, e os bebês são particularmente suscetíveis. O mel não vai ajudar muito , então não vale o risco.

Os remédios para resfriado infantil são quase todos golpes

Praticamente todos os remédios para resfriado “infantil” são lixo. Afinal, aqueles com descongestionantes e anti-histamínicos não são considerados seguros para crianças menores de 4 anos . Mas já que você está no corredor de remédios de qualquer maneira, marcas “naturais” estão lá para preencher essa lacuna com misturas de vitaminas, mel e suplementos de ervas. Eles também não fazem nada , mas de alguma forma custam cerca de oito dólares o frasco.

Mas piora. Tanto na seção infantil quanto na de adultos, você encontrará remédios homeopáticos, que são praticamente golpes e deveriam ser ilegais . Cuidado com qualquer coisa que diga “homeopático” ou que tenha ingredientes medidos em “X” ou “C” em vez de uma unidade real como miligramas. Esses não são simplesmente suplementos naturais, como os rótulos às vezes sugerem, e homeopatia não é outra palavra para remédio caseiro. Os “medicamentos” homeopáticos são beneficiários de uma brecha bizarra na política da FDA e da FTC que permite que sejam comercializados como medicamentos enquanto alegam funcionar por mágica . Eu queria estar inventando isso, mas não estou. Economize seu dinheiro.