Como finalmente manter um hábito de condicionamento físico

Como finalmente manter um hábito de condicionamento físico
Como finalmente manter um hábito de condicionamento físico

A mentalidade que os psicólogos chamam de “autoeficácia” é algo que você pode desenvolver com a prática.

Você se comprometeu com um novo hábito — exercícios, digamos — mas continua caindo do vagão? Você desiste quando as coisas ficam difíceis? Essa ideia toda de “perseguir objetivos” parece realmente assustadora? Você pode ter baixa autoeficácia. Mas não se preocupe: autoeficácia é algo que você pode construir com a prática. Veja como.

O que é autoeficácia?

Autoeficácia, como os psicólogos a entendem, está relacionada à ideia de confiança, mas não é apenas ser arrogante sem motivo. É um sentimento parecido com determinação e relacionado à disciplina e motivação.

Quando você tem alta autoeficácia, você acredita que pode fazer a coisa . Seja lá o que for. Talvez você esteja apenas começando uma longa jornada, mas sabe que chegará ao fim. Você vê os obstáculos em seu caminho como lombadas, não barreiras. Se você se deparar com um problema, encontrará uma maneira de resolvê-lo. Você simplesmente sabe que encontrará.

Essas crenças não são algo com que você nasce ou algo que você ganha por sorte ou milagres. Você as constrói ao longo do tempo, com prática e experiência.

No cerne da autoeficácia está a ideia de que você pode controlar o que faz e que pode controlar pelo menos algumas das coisas ao seu redor na sua vida. Se houver uma tempestade de neve no dia em que você iria à academia, por exemplo, você não desiste de se exercitar pela semana. Você pode reorganizar sua agenda para poder ir outro dia, ou pode fazer um treino em casa, ou pode apenas se lembrar de que sua rotina sobreviverá a um dia perdido e que seu plano de longo prazo ainda está no caminho certo.

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais os psicólogos dizem que podemos desenvolver autoeficácia:

Parabenize-se pelas pequenas vitórias

Sucessos passados ​​são combustível para sucesso futuro . Isso se aplica a pequenas coisas como hábitos: se você conseguiu ir à academia uma vez , é muito mais fácil aparecer no segundo dia.

Também se aplica a projetos maiores. Se você fez um programa de corrida para iniciantes e se “gradua” correndo uma corrida de 5 km , isso é ótimo. Você aprendeu que pode seguir um programa. Você aprendeu que pode correr mais longe do que jamais imaginou. Você aprendeu como é sair para correr quando está cansado, mas terminar mesmo assim. Você aprendeu como é realmente sentir aquele brilho de realização na linha de chegada . E você pode aproveitar tudo isso, mais uma vez, quando começar a trabalhar em uma nova meta.

Outra coisa que gosto de fazer, especialmente quando não tenho visto sucesso em algo ultimamente, é procurar coisas das quais posso me orgulhar no processo. Não levantei o tronco de 140 libras na minha última competição de strongman, mas cheguei a 127 libras no treinamento, o que é muito mais do que eu conseguia fazer quando comecei.

Observe as pessoas fazendo o que você quer fazer

A segunda melhor coisa depois de refletir sobre suas próprias experiências passadas é experimentar indiretamente o sucesso dos outros. Você vai querer escolher seus modelos cuidadosamente; preste atenção em quem realmente o inspira.

Para algumas pessoas, admirar um atleta de classe mundial pode inspirá-las na academia. Para outras, pode ser útil olhar para alguém que esteja mais próximo de você em nível de habilidade ou experiência. Quando seu amigo atinge um novo PR de levantamento terra, você vai torcer por ele, certo? Mesmo que você não fosse a pessoa caminhando até o bar, você ainda experimentou um gostinho de toda a montanha-russa de emoções, desde ficar nervoso na tentativa até comemorar o sucesso.