O que fazer se você pulou um dia de exercícios (além de se sentir culpado)

O que fazer se você pulou um dia de exercícios (além de se sentir culpado)

A consistência é importante, mas se culpar por um dia de descanso não planejado não o deixará mais em forma.

Às vezes você precisa de um dia de folga. Às vezes você não precisa de um dia de folga, mas tira um de qualquer maneira. Se você tem alguma ansiedade sobre o que o exercício significa para você, você pode entrar em uma espiral de preocupação ou culpa: Eu sou um preguiçoso? Estou perdendo todos os meus ganhos? E se os dias de descanso são tão importantes, por que me sinto culpado toda vez que tiro um?

Você provavelmente sabe as respostas para essas perguntas, que se resumem a: Um dia de folga não define quem você é. Mas sentimentos de culpa do dia de descanso são bem comuns, e eu mesmo já os senti. Então aqui vai uma palestra motivacional para ajudar você a entender esses sentimentos contraditórios, e algumas opções sobre o que fazer quando você se sentir assim. Diga a si mesmo estas coisas:

Saiba que um dia não importa

Ser forte ou em forma ou entrar em forma é uma meta de anos, se não para a vida toda. Daqui a cinco anos, você vai olhar para trás, para esse dia em particular, com arrependimento? Você provavelmente nem vai se lembrar que aconteceu.

Amanhã é um novo dia, então não caia na armadilha de pensar que você arruinou sua semana inteira ou seu programa de treinamento inteiro. Pule o dia ou faça-o amanhã, o que tornar o caminho mais fácil para você daqui para frente.

O descanso é útil

Um programa bem elaborado geralmente terá pelo menos um dia de descanso por semana; alguns programas podem até ter três ou quatro. Todas são maneiras perfeitamente válidas de se exercitar. Então, se você tirou três dias de descanso esta semana em vez de dois, não é como se todo o seu trabalho duro tivesse sido desperdiçado.

De qualquer forma, seu corpo fará bom uso desse descanso. Algumas pessoas dirão que um certo número de dias de descanso por semana é necessário; não sei se isso é realmente verdade, desde que sua fadiga seja bem controlada. Mas, independentemente de você precisar de um dia de folga, seu corpo ainda pode  usar um para recuperação extra. Você se sentirá mais revigorado no dia em que voltar.

Você pode se sentir melhor se fizer algo

Um dia de descanso não precisa ser 100% sedentário. Descansar demais pode sair pela culatra. Digamos que você precisa tirar um dia de folga da corrida — legal, ótimo, você está cuidando de si mesmo. Mas então você pode estar perdendo os benefícios da saúde mental do exercício, e agora você está sentado por aí sendo mal-humorado. Dê uma caminhada para obter esses benefícios , ou faça outra atividade discreta que você goste, como ioga ou alongamento.

Você se sente culpado porque se importa

Vale a pena tirar um minuto para desempacotar esses sentimentos de culpa. Muitas vezes, nos sentimos culpados por tirar um dia de folga porque temos um plano em mente (digamos, nos imaginamos malhando todos os dias) e vemos que estamos ficando aquém. Ter um plano e ser capaz de comparar nossas ações com nosso plano são coisas boas! Talvez precisemos apenas recalibrar um pouco.

Então, quando você se sentir culpado, pense sobre seu plano. Talvez seu plano possa permitir alguns dias extras de descanso, o que significa que você não está nem um pouco fora do alvo. Ou talvez seu plano seja irrealista, e você esteja colocando expectativas inapropriadas em si mesmo. Verifique se seus benchmarks (ou metas SMART) realmente correspondem apropriadamente com suas metas de sonho de grande porte .

Foco na consistência

Uma grande parte da razão pela qual um dia não importa é que, a longo prazo, o que importa é a consistência . Se você tem feito todos os seus treinos por semanas a fio, e esta semana você tem que perder um, você ainda é o tipo de pessoa que geralmente faz todos os seus treinos.

Talvez você esteja com medo de que esse dia de folga vá te jogar em uma ladeira escorregadia, e você vai acabar tirando mais dias de folga. Bem, isso está ao seu alcance! Decida como e quando você vai voltar a montar naquele cavalo. Planeje sua agenda para amanhã, ou para a próxima semana, e certifique-se de que você será capaz de fazer essas próximas sessões.

Resolva o problema para a próxima vez

Por que você tirou esse dia de descanso, afinal? Se você estava se sentindo desgastado, talvez precise de um programa de exercícios mais equilibrado que não o deixe se sentindo assim. Ou se você teme um certo treino, talvez isso seja um sinal de que você precisa mudar alguma coisa — seja o treino ou sua mentalidade. Se você sempre pula treinos com saltos de caixa, por exemplo, há maneiras de superar esse medo .

Apenas um problema de gerenciamento de tempo? Experimente algumas dessas dicas para fazer exercícios regularmente,  mesmo quando sua agenda já estiver lotada.

Considere seu plano geral

Ou talvez você esteja se sentindo culpado porque perdeu muitos dias. Isso é um sinal de que você pode estar em um caminho insustentável. Você está tão estressado com o trabalho que não se sente motivado para malhar? Talvez você precise de mais do que um dia de folga dos treinos para ver se isso alivia um pouco da pressão extra. Ou talvez você precise levantar peso antes do trabalho em vez de depois, para ver se isso lhe dá um impulso de humor suficiente para passar por um dia estressante. Ou talvez você só tenha que resolver o problema maior em sua vida. (Fale com seu chefe sobre sua carga de trabalho? Comece a procurar um novo emprego ?)

Resumindo, se você se sente culpado por perder um dia porque, para você, isso é um símbolo de outras coisas acontecendo em sua vida, afaste-se e veja o que pode fazer para consertar essas outras coisas.